Encontro entre locadores celebra boas perspectivas para 2019 Em dezembro de 2018, aconteceu o Encontro entre Locadores, organizado pela parceria entre a ALEC e o Grupo de Negócios Locadores SP (comandado por Douglas Pereira) com patrocínio do Sistema Locar, Monteli Seguros, Fortequip, Bosch, Sisloc, Vibromak e Weber.
Em clima de otimismo, colegas do setor se reencontraram e comemoraram o fim de um ciclo de grandes desafios e a perspectiva de retomada do setor com a reaproximação entre fabricantes e prestadores de serviço com os locadores. Neste jantar, realizado em uma churrascaria de São Paulo, com música ao vivo, locadores trocarem experiências adquiridas nestes últimos tempos de tantos desafios, compartilharam soluções e perceberam ainda mais que a união realmente faz a força.

Construção civil vive clima de otimismo em 2019

Segundo dados apresentados na pesquisa Focus do Banco Central, espera-se que, em 2019, o PIB do Brasil cresça 2,8%.

“O setor da construção civil pode ser considerado como um dos que terá um período promissor em termos de crescimento. É um importante segmento no sentido de alavancar o nível de emprego”, diz Pedro Roncato, especialista na área de Direito Empresarial e fundador do escritório Roncato Advogados.

A volta dos investimentos, especialmente a partir do segundo trimestre, na indústria da construção, é aguardada com expectativa pelas empresas do setor. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 2,6 pontos em janeiro de 2019, e chegou a 98,2 pontos, o maior nível desde agosto de 2018. A confiança subiu em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados. A parcela de empresas que preveem aumento do total de pessoal ocupado subiu de 12,9% para 19,8% entre dezembro e janeiro, enquanto a das que projetam diminuição recuou de 17,3% para 15,2% do total. Em 2018, o PIB da construção civil registrou o quinto ano seguido de retração. Mas a expectativa é a de que, em 2019, esses números negativos fiquem para trás. A projeção de crescimento de 1,3% pode parecer tímida, mas já significa uma mudança de direção. Segundo dados apresentados na pesquisa Focus do Banco Central, espera-se que em 2019 o PIB do Brasil cresça 2,8%.

Confira o Evento